Ambiente

Possuimos competências nesta área, adquiridas ao longo dos anos em trabalhos em que a integração dos valores ambientais, a gestão sustentável dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade assumiram papel relevante.

Dispomos ainda de colaboradores e consultores externos multidisciplinares, com larga experiência nos domínios de consultoria ambiental, o que constitui uma mais-valia na prestação de serviços de elevado rigor técnico, em conformidade com os requisitos formais e as exigências das entidades que avaliam os trabalhos desta natureza.

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) de determinados projectos constitui o elemento essencial do respectivo processo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), enquanto instrumento de carácter preventivo da política do ambiente. A realização destes estudos, a par da realização de consultas com efectiva participação pública e análise de possíveis alternativas, tem por objectivos:

  • Avaliar, de forma integrada, os possíveis impactes ambientais significativos, directos e indirectos, decorrentes da execução dos projectos e das algternativas apresentadas, tendo em vista suportar a decisão sobre a viabilidade ambiental dos mesmos;
  • Definir medidas destinadas a evitar, minimizar ou compensar tais impactes, auxiliando a adopção de decisões ambientalmente sustentáveis;
  • Instituir um processo de verificação a posteriori da eficácia das medidas adoptadas, designadamente através da monitorização dos efeitos dos projectos avaliados.

Possuímos competência nesta área e participamos na elaboração de diversos EIA, sobretudo ao nível dos descritores Clima, Solos e Usos do Solo, Ordenamento do Território e Socioeconomia, bem como na elaboração da cartografia associada ao EIA. Dispomos ainda de colaboradores e consultores externos multidisciplinares que nos permitem coordenar a realização integral de um EIA.

Aliando a experiência adquirida no planeamento e elaboração de estudos e projectos de cariz agro-florestal, incluindo diversas vezes a análise da componente ambiental, com o facto de contarmos com a colaboração de vários consultores externos especialistas nas diferentes valências ambientais, estamos em condições de prestar a melhor assessoria e acompanhamento ambiental, designadamente na elaboração de planos de gestão ambiental, verificação do cumprimento de requisitos legais, adaptação de soluções técnicas em função destes requisitos e acompanhamento ambiental em fase de obra.

Temos experiência na elaboração deste tipo de projectos, designadamente no âmbito de operações de estruturação fundiária, em articulação com outras componentes de intervenção, tais como a realização de infra-estruturas rurais e/ou melhoramentos fundiários.

Nestes casos, a instalação de novas estruturas verdes e/ou a reabilitação das existentes foi cuidadosa e criteriosamente projectada e programada com o objectivo de promover a valorização ambiental e paisagística das áreas abrangidas, respeitando a preservação dos recursos naturais, e, também, visando a minimização e mitigação de alguns dos impactes negativos que as obras a realizar poderão ter nas estruturas verdes existentes. Nos projectos que realizámos houve particular preocupação na definição da composição florística em hamonia com a flora autóctone e no recurso a técnicas de biotecnologia de forma a, sempre que possível, reabilitar e valorizar as estruturas existentes.

Além das competências adquiridas nos trabalhos que já realizámos, contamos com a colaboração de especialistas na área da flora e vegetação sempre que tal se revele necessário.

Estamos aptos a prestar assessoria em processos de licenciamento ambiental que sejam legalmente exigidos para a realização de determinadas actividades nas explorações agro-florestais, nomeadamente em matéria de utilização de recursos hídricos, gestão e tratamento de resíduos verdes e instalações para o exercício de actividades pecuárias (no âmbito do REAP).

Podemos apoiar a instrução integral dos processos de licenciamento ou proporcionar uma vasta gama de serviços específicos, tais como a elaboração de memórias técnicas descritivas, promoção de procedimentos necessários à realização de análises laboratoriais e elaboração de cartografia e/ou desenhos de instalações que sejam processualmente requeridos. Podemos ainda prestar apoio de acompanhamento técnico em fase pós-licenciamento para assegurar o cumprimento de requisitos legais estabelecidos para o desenvolvimento da actividade, baseados numa política de proximidade que transmite segurança e confiança aos nossos clientes.

Integram-se nesta categoria os planos de cariz estratégico que se centram na reflexão e planeamento do uso sustentável do território através da integração concertada das vertentes de gestão territorial e protecção ambiental. Deverão, por isso, ser encarados como efectivos instrumentos de gestão territorial de carácter multidisciplinar, dinâmico e intergeracional, visando assegurar a melhoria da qualidade de vida das populações em harmonia com a sustentabilidade ambiental e territorial do meio onde se inserem.

Estes planos deverão, entre outros objectivos, ter o potencial de contribuir para a valorização do conhecimento dos territórios, apoiar os processos de reivindicação da defesa e protecção dos territórios e dos recursos naturais, promover a utilização sustentável destes recursos, apontar alternativas sustentáveis e sustentadas de ocupação dos territórios e geração de rendimento, assim como promover o diálogo e o consenso entre todas as partes interessadas.

Temos experiência na realização e coordenação de planos de estruturação de territórios rurais,envolvendo componentes de caracterização biofísica, análise estratégica de pontos críticos/oportunidades, delineamento de orientações e conceitos para o desenvolvimento e sustentabilidade dos territórios, programação de planos de acção e análise de impactes.

Complementando as competências técnicas que possuímos, contamos com a colaboração de consultores externos em áreas de especialidade, conferindo-nos a capacidade e visão

Pedido de informações sobre este serviço

Pedido de informação