ver todos os serviços

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Dispomos de um conjunto diversificado de competências nesta área, pelo que podemos prestar serviços integrados e abrangentes, tanto na análise, elaboração e implementação de projectos, como na transferência do conhecimento.

O nosso objectivo é responder às necessidades dos vários agentes que actuam no sector agro-florestal, privilegiando as boas práticas, o rigor e a transparência.

“A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo”
(Peter Drucker)

O Plano de Negócios é um instrumento indispensável para a estruturação da ideia de negócio (nova cultura ou reconversão do sistema cultural existente), permitindo a avaliação das alternativas possíveis e a identificação de todos os meios necessários à sua concretização. Serve como um guia para o empresário gerir, comunicar e captar financiamento para o seu negócio e reduz as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços num negócio inviável.

Nos últimos anos temos assistido a um aumento da diversificação cultural na agricultura nacional. Há também novas formas de fazer culturas tradicionais. Existem , assim, oportunidades para novos negócios em perspetiva.

Estruture e analise a sua ideia de negócio connosco. Contacte-nos e obtenha uma proposta de trabalho específica, ajustada às suas necessidades.

A instalação de Jovens Empresários é fundamental para a renovação e rejuvenescimento do sector agrícola. Se pretende desenvolver o seu projecto de vida no meio rural, nós apoiamo-lo no desenvolvimento do seu projecto, desde a estruturação da ideia inicial até à implementação e arranque do mesmo, abrangendo, designadamente, as questões da formação e acompanhamento técnico, do acesso à terra, do registo no Sistema de Identificação Parcelar, da integração no mercado e da candidatura aos instrumentos de apoio à instalação de jovens agricultores.

Para se poderem candidatar, os jovens agricultores, com idades entre 18 e 40 anos, terão de estar enquadrados na categoria de micro e pequenas empresas, ter adquirido a titularidade da exploração agrícola e apresentar um plano empresarial com a duração de cinco anos e respetivos investimentos.

São também elegíveis pessoas coletivas desde que os sócios gerentes sejam jovens agricultores, detenham a maioria do capital social e individualmente uma participação superior a 25% no capital social.

Temos experiência na elaboração de candidaturas a programas de incentivos no sector agro-florestal e fazemos um acompanhamento constante e rigoroso dos processos. Após a concretização dos investimentos prestamos apoio técnico à fase de arranque do projecto, baseados numa política de proximidade que transmite segurança e confiança aos promotores.

Apoiamos o desenvolvimento do seu projecto, desde a estruturação da sua ideia até à implementação e arranque do mesmo. Temos experiência na elaboração de candidaturas a programas de incentivos no sector agro-florestal e fazemos um acompanhamento constante e rigoroso dos processos. Após a concretização dos investimentos prestamos apoio técnico à fase de arranque do projecto, baseados numa política de proximidade que transmite segurança e confiança aos promotores.

O sucesso de um projecto de investimento, adaptado às necessidades dos respectivos promotores, requer:

  • uma solução técnica adequada;
  • um retorno económico vantajoso;
  • condições financeiras sustentáveis;
  • apoio à implementação e arranque do projecto.

Em termos gerais, o conhecimento do uso e ocupação do solo e das suas alterações ao longo do tempo é fundamental para a compreensão dos padrões de organização do espaço e sua relação com as forças motrizes que estão na base dessas alterações e, desse modo, para a definição de qualquer tipo de políticas, planos ou projectos com impacte no território.

Os inventários agrícolas, em particular, permitem identificar, caracterizar agronomicamente e georrefenciar a totalidade das parcelas afectas a uma determinada cultura, numa dada zona geográfica, permitindo a produção de estatísticas e de cartografia base sobre o estado e condição dessa cultura e, no limite, a determinação do seu potencial de produção presente e/ou futuro.

Temos conhecimento e experiência na aquisição deste tipo de informação, tanto através de trabalho de campo, como recorrendo a técnicas de detecção remota (fotografias aéreas e/ou imagens de satélite), no seu posterior tratamento e cruzamento com outro tipo de informação (cadastro predial, por exemplo) e na sua disponibilização em diferentes suportes e ou através de diferentes tipos de plataformas.

Desenvolvemos, ainda, soluções tecnológicas específicas em ambiente SIG e Websig para a aquisição, tratamento e actualização deste tipo de informação, adaptadas às necessidades específicas dos clientes.

Pedido de informações sobre este serviço

Pedido de informação